Pages

julho 24, 2010

Sobre dragões - minha mais eterna paixão


Dragões são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São geralmente representados como serpentes aladas e talvez sejam as primeiras manifestações mitológicas criadas pelo homem.

A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme. Mesmo sendo geralmente presentes no folclore de povos bastante distantes como os chineses ou europeus, os dragões assumem um função e simbologia diferentes em cada cultura, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força ou simplesmente feras destruidoras.

Mas isso é só uma definição.
Eu particularmente sou apaixonada por essas criaturas. São criaturas fenomenais, que para mim simbolizam sabedoria e força. Eu acredito em dragões, da mesma forma que acredito na magia. É que nem acreditar em Deus: você nunca o viu, mas você acredita que ele está lá fazendo algo por você, onde quer que ele esteja.
Dragões para mim são a mesma coisa. Nunca vi nenhuma criatura semelhante á uma serpente gigante com asas, mas na minha mente eles existem. Eu posso senti-los. Posso sentir essa força, essa magia. A vida se torna sem graça se não acreditamos em algo assim. Tenho quase certeza que cada um de nós tem algo em mente que não contamos á ninguém, mas acreditamos que elas existam, pelo simples fato de existirem em nossa imaginação.


Dragões nos livros

Existem vários livros que usam dragões como personagens principais ou importantes. Cada livro coloca o dragão da forma que lhes é melhor, sejam destruindo ou ajudando.

Ciclo da herança - Christopher Paulini

'O Ciclo A Herança ', anteriormente a Trilogia A Herança, é uma série literária de fantasia épica escrita pelo autor Christopher Paolini. Passada no mundo fictício de Alagaësia, a história se foca em um rapaz de 15 anos – acompanhado de seu dragão – na luta contra a tirania de um império do mal. Eragon é um adolescente no começo da trama e, ao lado de sua parceira Saphira, uma dragão com a qual compartilha sua consciência, divide a descoberta de ser um Cavaleiro de Dragões, um lendário grupo que governava essas terras em tempos passados (tais dragões não são de forma alguma meras bestas, pelo contrário, cavaleiros e dragões são tratados como iguais).O Rei Galbatorix, que destruiu a antiga ordem (os Cavaleiro de Dragões) e pegou a coroa para si, envia seus assassinos para capturar o rapaz e Saphira, e assim, inicia a sua jornada.

O hobbit - J.R.R. Tolkien

O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez (título original em inglês: The Hobbit or There and Back Again) é um livro escrito por J. R. R. Tolkien, publicado em 21 de setembro de 1937, cuja narrativa antecede a história contada na série "O Senhor dos Anéis", em 60 anos, tempo em que Bilbo fica com o anel até o retorno de Sauron, "o senhor das trevas".

Olhos do dragão - Stephen King

O livro conta a história de um reino chamado Delain onde viviam Sua Majestade, Rolando, a rainha Sacha e seus filhos, Pedro e Tomas. Apesar de ser esforçado, Rolando não tinha carisma e era considerado um rei medíocre. Quem contava com a simpatia e o respeito do povo era a rainha. Essa admiração alimentava o ódio de um perigoso inimigo — Flagg, o feiticeiro, um influente conselheiro nas decisões reais.
Mas eis que Sacha morre misteriosamente. E Flagg, que planejava dominar o reino, começa a agir. Elimina o tolo Rolando; em seguida, afasta Pedro do trono levando ao poder o pequeno Tomas a quem Flagg tinha certeza que poderia manipular facilmente. Mas o que Flagg não sabia é que Tomas escondia um segredo que nem a bola de cristal do mago poderia vislumbrar. E nem tudo sai como Flagg planejara.


Recentemente eu li O Herdeiro Dragão, o terceiro livro de uma série da autora Cinda Williams Chima. O primeiro livro é O herdeiro guerreiro e o segundo é O herdeiro mago. Apesar de eu não ter lido os primeiros livros da série (eu comprei o livro por acaso, eu não sabia que ele fazia parte de uma série) eu entendi a história e adorei. O livro não se trata necessariamente de dragões, mas a história é interessante e vale a pena ler.
Mas eu sou suspeita para falar sobre livros de magia. Se um livro me faz viajar na história e me desperta emoções, eu o considero bom. A história me fez ficar presa ao livro que nem a Madison é presa ao coração do dragão (se você ler o livro, vai entender o que falo). Recomendo.
E também sou suspeita para falar de dragões. Esse post só foi para tentar passar todo o amor que tenho por essas criaturas. Espero que vocês tenham gostado e se apaixonado por eles também.

Super beijinhos,
Hoho'n

5 comentários:

  1. Eu vi o filme "Eragon"
    to doida pra comprar todos os livros! *-*
    otimo post! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho todos eles se quiser posso te vender

      Excluir
  2. Oiee, vamos combinar toda historia ficticia com magia necessita de um dragão né?! eu tbm adoro! Eles fazem a coisa ser mais clássica e emocionante, não tem como negar. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá. Tudo bem?
    Eu gosto de tudo que tem um aspecto mágico. Dragões tem isso.
    Histórias com dragões são sempre as melhores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. LOL a Serie de Percy Jackson cita Dragões e criaturas semelhantes mts vezes =)

    ResponderExcluir