Pages

fevereiro 25, 2011

Um pergunta bastante comum...


Olá pessoas! Desculpem o breve sumiço, só não consigo ficar sentada o dia inteiro no computador quando tem um dia lindo me esperando lá fora e só a noite vem aquele clichê "tenho que estudar agora".
Desde que comecei a postar meus desenhos no blog, algumas pessoas me perguntaram sobre isso, e nesses últimos tempos essa pergunta ficou ainda mais frequente:

Hoho'n, como você pinta seus desenhos???

Eu não tenho um único jeito de pintar meus desenhos. Tem uns que deixo bem alinhados com as linhas do desenho, outras eu uso um efeito tipo de blur, outras eu uso a "tinta louca" como a Olive apelidou carinhosamente (risos) que você pode visualizar no Header do blog, mas em todos eles eu uso basicamente uma coisa: brushes.

Mas antes, o contorno
Eu uso o Photoshop CS4, mas acredito que todos eles tenham as ferramentas que eu uso. Caso não tenha, sempre tem o plano B e o improviso. E você precisa ter uma noção mínima de photoshop para fazer.
Tem várias formas de contorno. Há pessoas que usam aquele efeito chamado Threshold, mas eu acho o efeito pixelizado que ele dá muito feio para a pintura.


Então, prefiro usar ou o Brightness/Contrast 
Clique na imagem para ampliar

Ou o Filter Gallery.
Hoje a gente vai usar o Filter Gallery.
Com seu desenho já no Photoshop, duplique a layer (ctrl+J), resete sua paleta apertando a tecla D e depois vá em Filter>Filter Gallery.

E vai abrir uma tela igual a essa aqui:
Clique na imagem para ampliar

Escolha a aba Sketch. O efeito que escolhi foi o Stamp, eu acho que ele é um efeito mais legal e não dá impressão de desenho "sujo" como o efeito Photocopy (logo acima do Stamp). Ajuste os valores de acordo com seu desenho e clique em OK
O resultado será mais ou menos esse:

Detalhe: se o tamanho do documento/desenho for muito pequeno o resultado pode ser bem diferente deste

Agora sim, a pintura!
Como eu disse, dependendo do desenho, eu uso estilo de pinturas diferente. Mas o que todo mundo andou perguntando é como faço aquele efeito meio de "tinta louca" (risos again) como a Olive falou (o mesmo efeito que está no header do blog). É ele então que vou tentar explicar como faço.

Observação importante:
Eu uso o Photoshop CS4, o brushe que uso para isso vem junto com ele. Não sei se o mesmo brushe existe nas outras versões do PS. Se caso não houver, avisem nos comentários, que dou um jeito de disponibilizar ele para vocês.

Crie uma nova layer (Ctrl + Shift + N) e a nomeie da maneira que desejar. Eu nomeei "pele" porque é essa parte do desenho que vou começar pintando.
Depois que você criou a nova layer/camada, mantenha-a selecionada e vá em Layer > Layer Style > Blending Opitions 
Vai aparecer uma janela igual a essa:
Mude o Blend mode para Mutiply
Agora aperte a tecla B para selecionar o Brushe Tool e após clique onde mostra a imagem abaixo:
Depois clique na setinha que tem ao lado de onde mostra os pixels do brushe para mostrar o nome dos outros brushes que há instalados no seu PS e selecione o Special Effect Brushes (que já vem no CS4):
Muito provável que você não tenha esse tanto de brushes

Com o set de brushes selecionado, selecione esse brushe que mostra na imagem abaixo
É ele que a gente vai usar. Aumente o tamanho do brushe onde está Master Diameter, selecione a cor que você quer usar e mãos a obra. Esse brushe é temperamental, se você soltar o clique enquanto pinta e faz uma certa sobreposição de brushe. Mais ou menos assim:
E sim, ele borra para tudo quanto é lado, é próprio do brushe e é isso que dá o efeito da tinta. Em algumas partes para não fazer sobreposição de cor, você vai ter que apagar com a borracha (para selecionar a Eraser tool, aperte a tecla E no teclado).

Outra observação importante:
Para cada local que usa cores diferentes no desenho, crie uma nova layer, por exemplo no desenho que eu fiz, criei uma layer só para a pele, outra só para o cabelo, outra só para a camiseta e a última para a caneca. Não esqueça de mudar a Blend de todas as layers para Multiply. Dividindo em layers, você não corre o risco que ficar sobrepondo cor, você pode apagar uma cor sem danificar a outra.

Dica da Hoho'n:
Sobreposição em excesso faz mal, mas um pouquinho deixa aquele efeito de tinta que caiu ali sem querer querendo. Fica legal.
Depois de se frustrar, pintar, apagar e criar layers (uffa!), selecione a última layer (a que está no topo) e junte as layers (Ctrl + Shift + E) e o seu resultado vai ser mais ou menos esse aqui:
Espero que o tutorial tenha ajudado um pouco. Qualquer dúvida, comentem!

Super beijinhos,
Hoho'n


9 comentários:

  1. Você me ensinou pessoalmente *-*, adoro seus desenhos e suas criatividades.

    ResponderExcluir
  2. huuumm dividindo os segredinhos! :D
    mt criativa, vc!
    bjs

    sacheebombom.blog.com

    ResponderExcluir
  3. nosssa adorei esse tutorial.
    nunca pensei em fazer isso ai.
    xxoxoox

    ResponderExcluir
  4. seus desenhos são simplismente perfeitos !

    ResponderExcluir
  5. Aw, que interessante! Um dia eu ainda vou fazer um desenho assim KK

    Tem post novo no SD! Bjonas <3

    ResponderExcluir
  6. ooi.
    Adorei o tuto.
    Queria fazer um desenho tbm, até já tentei, kk.
    Designer Gráfico é legal também!^^
    Bjoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Hey ^^

    Corri ver seu flickr, amei os desenhos já babava com os que colocava nos lays... eu sou uma negação no desenhar +++ o tuto ficou perfeito e muito bem explicado!

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  8. Eu desenhava tão bem quando eu era pequena, talvez porque era uma das únicas coisas que eu fazia YE3I2UY4IOU23YUI4Y23UI4

    Aw, obrigada pelo parabéns! Aw, meu Müller <3

    Bjonas <3

    ResponderExcluir
  9. Técnica interessante. Nunca pintei desenho nenhum dessa forma. Prometo fazer o teste!
    Beijinhos

    ResponderExcluir